Mostrando postagens com marcador Sala de informatica.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sala de informatica.. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sala de Informática III

No ultimo dia 09, sexta-feira os coordenadores das salas de informática estiveram reunidos para compartilhar suas experiências e seus problemas durante o ano letivo de 2008, a professora Ana Cecília se fez presente nos dois turnos, manhã e tarde, sendo que a tarde foi a primeira a se apresentar. O professor Carlos não pode comparecer pois a sala de informática tinha de ser preparada para o final de semana, quando esta é usada em aulas de microinformática pelo projeto escola de portas abertas, e assim infelizmente não tinha como se afastar os dois coordenadores, neste dia.
Os problemas das SI’s em sua maioria são todos parecidos, técnicos, poucas máquinas, participação limitada dos professores por falta de experiência e internet. Algumas escolas conseguiram vencer estas situações e relataram os passos, gerando idéias para o próximo ano.
Destaco a escola Agostinho Monteiro, o uso das TIC’s estão em um estágio de uso e organização próximo do ideal.
Em nossa escola o que falta é a internet e mais computadores, a maiorias dos professores tem base em informática e vontade de implementar o uso dos computadores em suas aulas mas suas ideais sempre requer a internet. Os nossos alunos têm acesso a SI, usando os recursos do LINUX e aos pouco vão se adaptando a esses sistemas, temos coordenadores capacitados e com projetos para dois turnos, então estamos quase prontos

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sala de Informática II

Em 2008 a escola funcionou precariamente, devido a reforma que começou em novembro de 2007 e até hoje não foi concluída, vários espaços da escola tiveram de ser readaptados para poderem abrigar os diversos setores da escola, no primeiro semestre a secretaria estava usando o espaço da sala de informática, até junho, não houve atendimento aos alunos, nesta época a internet ainda funcionava. Nesta época foi criado o blog da escola. Nossa primeira postagem foi feita no NTE.
As máquinas instaladas eram todas do ano de 2000 e funcionavam quando queriam, as novas estavam encaixotadas, esperando serem instaladas, com a mudança da secretaria, os coordenadores resolveram montar as máquinas por conta própria, pois não tivemos a visita técnica necessária, das 10 máquinas , uma está com um problema de memória, que talvez pudesse ser resolvido rapidamente se a escola tivesse autorização para abrir a máquina, e como estava na garantia nem os técnicos da Seduc poderiam fazer tal ajuste.
Em agosto com a sala quase operacional, pois ainda existem matérias que não fazem do espaço sendo guardados ali, como por exemplo, alguns materiais do laboratório multidisciplinar que esta desativado devido a reforma.
Tivemos os primeiros atendimentos, mas com pouca participação dos outros professores, pois sem internet não tiveram e nem tem interesse em usá-la, pois geralmente seus trabalhos necessitam de pesquisa. O uso por outros professores foram para apresentações de trabalhos áudios visuais e a professora Sonali da Educação especial, para aulas de libras, com os recursos da sala, estas aulas se tornaram mais dinâmicas e disputadas pelos alunos.
Os projetos feitos para a SI estavam todos envolvendo o uso da internet, os coordenadores tiveram de usar o plano B, o Linux educacional, o sistema usado na escola, tem essa grande vantagem como os DVDs do MEC, com os seus diversos jogos educacionais e com o Rived.
A sala de informática montou horários para atender as turmas, não deu certo, pois tentamos encaixá-las em seus horários vagos, mas montava muitas turmas e outras ficavam sem atendimento. Então foi montada atividades da sala de informática, para o uso do editor de texto de apresentação de slide, com dinâmicas, com o uso e discussões dos DVDs do MEC, mas geralmente os alunos usavam os diversos jogos, o paint para produção de imagens, nosso trabalho foi mais de orientação e observação, podemos constatar o grande interesse em som e vídeo, infelizmente para isso o Linux, não ajudou muito.
Tivemos momentos de descobertas, com alunos que nunca sentaram na frente de um computador e o manusearam, produziram trabalhos, digitaram seus primeiros textos que puderam ser impressos com nova impressora matricial adquirida especialmente para eles, pois a quem vem com os computadores tem um custo muito alto, e essa é matricial para texto é excelente.
Em resumo foi esse o nosso ano!!!
Veja mais.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Premiação do blog

No dia 28/11/2008 o nosso blog foi receber sua premiação por ter vencido o concurso de melhor blog das escolas públicas estaduais, esta vitória foi uma das recompensas do nosso trabalho na coordenação da SI. Desde 2002 tem computadores em nossa escola, mas sempre com o funcionamento precário, pois muitas vezes tínhamos máquinas em funcionamento e não tínhamos professor para atender os nossos alunos, ou ao contrário, e este ano as dificuldades continuaram e até maiores, pois a nossa escola esta a mais de 01 ano em reforma, até a presente data continua, no primeiro semestre a SI estava funcionando como secretária, sala de professores, etc. A internet deixou de funcionar em maio, somente no final de agosto podemos atender nossos alunos e mesmo sem internet se tornou um dos espaços mais concorridos da escola, muitos tiveram o seu primeiro contato com o computador, a beleza da descoberta foi surpreendente devido a falta de comunicação com a rede mundial de computadores, pois geralmente é somente isso que interessa. A internet não é difícil somente na escola, até ano passado, 2007, os moradores da ilha tinham de ir até o Distrito de Icoaraci para freqüentarem um CIBER, dos nossos alunos poucos tem computadores pessoais, mas imaginação e curiosidade destes superam qualquer coisa, e por isso, nosso blog cresceu e se tornou campeão. Não temos uma equipe de corretores ou repórteres para as postagens, temos leitores colaboradores que chamam a coordenação da SI e indicam os erros de gramática, cedem imagens e idéias para as postagens, e foi assim que nosso blog caminhou, colocando a nossa ilha, a nossa escola no mundo. A escola ganhou um micro-system, e os professores uma impressora e um pen-driver, que será sorteado entre os alunos, na Mostra de talento. O nervosismo e a emoção foram tantas que achávamos que a câmera estava gravando e na verdade, perdemos belas imagens, ficaram em nossos corações, mas infelizmente não poderemos partilhar com vocês, ficam apenas as fotos, montadas neste belo álbum com o fundo musical, Tema da Vitória desse eterno campeão Airton Senna.

domingo, 9 de novembro de 2008

Sala de Informática

Infelizmente a sala de informática continua sem internet, mas nem por isso deixou de se torna o espaço mais concorrido da escola. Seja em hora livre ou no horario de atividades direcionadas sempre temos casa cheia. Nas atividades da S.I. os alunos realizam atividades como produção de texto depois de discutirem alguns dos DVD da TV escola, com temas polêmicos e atuais como a violência, e a vida dos idosos que vieram gravados no Linux educacional ou depois de alguma dinâmica, sempre buscando nos alunos um pensamento crítico sobre a realidade. Neste momento a coordenadora de educação especial, utiliza o espaço para aulas de LIBRAS, usando todos os recursos disponiveis, tornando o aprendizado dinâmico e mais interessante. Nas horas de acesso livre ouvem músicas, assistem também os DVD gravados no computador, produzem desenhos, textos e utilizam os diveros jogos educacionais existentes no sistema, sendo estas atividades constantemente monitoradas pelos coordenadores da S.I.
Alguns desses momentos!

 
© 2008 desativadoOUTEIRO!MINHA ESCOLA, MINHA ILHA  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros