segunda-feira, 30 de março de 2009

Cordel – O Outeiro na literatura popular

A escola esta promovendo com o apoio do Curro Velho uma oficina de literatura de cordel, com o Seu Apollo, o poeta pernambucano que veio de longe para cantar a ilha de Caratateua, presença constante em todos os eventos da ilha, se disponibilizando o seu tempo para enriquecer a cultura de nossos jovens, e para essa oficina tem feito um esforço extra, recém operado de hérnia, durante 15 dias irá guiar os nossos alunos na construção de cordéis, no final será produzido um livrinho e, adivinhem vem aqui para o nosso blog. Essa oficina faz parte do projeto mais educação, junto com seu Apollo, temos o apois do Heitor, estagiário de língua portuguesa, Patrícia, história e Marlon, dando apoio na sala de informática, por sinal a oficina esta acontecendo na sala de informática, além da produção de cordel, os poemas serão digitados com o uso do editor de texto e com o apresentador de slides.

sábado, 28 de março de 2009

NÓS APOIAMOS!!!!


Toda comunidade escolar apoia esta iniciativa para poupar nosso planeta mãe por apenas 1 hora, vamos nos unir nesse pequeno descanso ao planeta TERRA.

domingo, 15 de março de 2009

Noticias - Eleições

No ultimo dia 11 de março o Conselho Escolar se reuniu para discutir sobre a eleição direta para direção e para o novo conselho escolar, foi lida a portaria e agendada a possível data da eleição, 28 de maio. Na próxima quarta, dia 18 de março teremos um Assembléia Geral, para retirar a comissão eleitoral, que será formada por cinco pessoas, sendo um aluno, um professor, um funcionário, um pai e um técnico, por isso comunidade escolar não percam a assembléia, e não deixem de participar desse novo e importante passo da democracia em nossa escola.AGUARDAMOS!!!

Noticias - Rui Barbosa

Primeiramente, estávamos com saudades, mas a escola sem corpo técnico e pedagógico e com muitas coisas para resolver nesse começo do ano e responsabilidades extras, o nosso blog ficou um pouco desatualizado, que será resolvido AGORA.
Vamos a notícias, uma das maiores vergonhas, irresponsabilidades, fatal de compromisso e de caráter que tivemos a infelicidade de ver, foi o que fizeram da vida e da educação de centenas de jovens que em algum momento por algum motivo foram estudar no Rui Barbosa e hoje estão impedidos de seguir em frente em seus estudos, o exemplo disso, é um dos nossos alunos que concluiu o médio conosco, e estudo apenas a 8ª série nesse referido “colégio”, não pode receber o diploma de pós-médio concluído no CEFET, esse é apenas um dos muitos casos só na ilha de Caratateua, pessoas impedidas de se matricular nas faculdades, nas escolas em geral. A nossa escola parou durante três dias para aplicar provas das mais diferentes matérias e séries e assim legalizar os certificados de ensino fundamental e médio, caso não consigam alcançar a média mínima a SEDUC não libera nenhuma documentação e com sinceridade não sabemos o que vai acontecer com essas pessoas, com tempo que perderam, e as autoridades da educação onde estavam que deixaram chegar a esse ponto? No local já esta funcionando outra escola, dizem que apenas mudou de nome, essa não é a primeira vez que acontece, tivemos um colégio Opção em Icoaraci, que até hoje tem ex-alunos fazendo o DESU para não ter que estudar tudo de novo e seguir com sua vida acadêmica.
Como os órgãos competentes não descobrem ou não sabem como fiscalizar as mais diversas escolas que surgem, cabem os pais, os alunos e verificarem a situação da escola que escolheram para evitar enormes dores de cabeça futuramente.

segunda-feira, 2 de março de 2009

I Jornada Pedagógica

Depois do carnaval, dois dias de folga? Errado! As escolas estaduais da ilha de Caratateua se reuniram na I jornada Pedagógica de Educadores da Ilha de Caratateua, cujo tema foi A Democratização da Educação: Navegando Rumo as Políticas Públicas do Governo do Estado do Pará, 26 e 27 de fevereiro. Contou com a presença das escolas do Outeiro, da Brasília. Da Colônia do Fidelis, Geny Gabriel e Franklin de Menezes, tivemos também a presença da escola de João Pilatos, uma ilha vizinha a nossa, que pertence ao município de Ananindeua, reparem que as nossas escolas estaduais em sua maioria não têm nome, as mais antigas, são chamadas de acordo com o bairro em que se localizam.
Objetivo geral:
Promover um encontro de educadores das escolas da ilha de Caratateua buscando o fortalecimento de gestão democrática tendo como base nas novas Diretrizes de Educação Pública do Estado do Pará, bem com proposta curricular contextualizado.

Objetivo específico:
Proporcionar a integração e a interação entre as escolas da ilha com base na gestão democrática.
Criar condições para que os professores discutam sobre sua função social do Currículo
Fortalecer as diretrizes políticas do currículo social com base na inclusão e diversidade.
Implementar as políticas de valorização dos profissionais da educação.

Tivemos a presença do coordenador do pólo 13, Raimundo Ramos e sua equipe técnica, para esclarecer a função da USE, conhecer as principais inquietações das escolas e mostrando como se deve dar o encaminhamento.

Uma das coisas que foi primordial dessa jornada e a união entre as escolas, pois estamos em uma ilha, os mesmos problemas então temos de caminhar juntos, em 2008, o passeio ciclístico iniciou essa união. Existe planos para consolidar essa situação, inclusive disponibilizando o uso da sala de informática na Escola do Outeiro, a única nas escolas estaduais da ilha. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos encontros, pois essa força é que pode mudar a realidade de nossa ilha, totalmente esquecida por todas as autoridades tanto estaduais, como municipais.
 
© 2008 desativadoOUTEIRO!MINHA ESCOLA, MINHA ILHA  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros